SERVIDÃO

Yeshua nos deu o exemplo de sermos servos quando Ele lavou os pés de Seus discípulos. Isso não foi um ritual religioso, mas um exemplo de servidão ao próximo; servindo em detalhes práticos, em algo sujo, desprovido honra.
João 13:14-15 – Se Eu, seu senhor e mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
Nós não só servimos porque há muito trabalho a ser feito, mas porque a servidão é uma qualidade do caráter divino. Sempre há trabalho e afazeres; contudo, se não houvesse, nós teríamos que inventar alguns para que praticássemos e desenvolvêssemos esta qualidade. O objetivo do discipulado é sermos conforme a imagem de Yeshua, tornar-nos “exatamente como Jesus,” atingir o Caráter como de Cristo. Disposição para servir nos detalhes sujos é uma característica como a de Cristo. Nós não podemos ser como Ele sem esta característica.
Uma vez por mês nossa equipe sai um dia para prestar serviço comunitário. Devido a restrições de tempo, eu só posso dar metade de um dia. Eu tento ir ao Idan, o coordenador do projeto, e digo, “Qual é a tarefa mais suja disponível?” Nós não servimos em detalhes sujos porque gostamos de sujeira ou detalhes. Nós servimos porque queremos ser como Yeshua.
Você sabe como dizer ”MINISTÉRIO EM HEBRAICO? A resposta é: não existe esta palavra. A única palavra é “SERVIÇO.” A maioria das pessoas usa a palavra ministério como uma combinação de serviço e realização do ego. Nossa atitude deveria ser: nós não ministramos, nós servimos. Deus quer separar o nosso servi-Lo do nosso orgulho e ego.
A única maneira que isso pode ser feita é servir a visão de alguém. Você nunca irá saber se o seu orgulho esta separado do seu “ministério” até que você sirva o de outra pessoa. Este é um necessário instrumento de separação.
Lucas 16:12 – Se não vos tornardes fiéis naquilo que pertence a outros, quem vos dará o que é vosso?
(Por favor, releia este versículo.) A maioria das pessoas que vem para “ajudar” no ministério, diz, “Deus me deu esta visão ou plano. Você irá abençoar-la?” Entretanto, o tipo de linguagem que iria mostrar o coração de um servo falaria diferentemente. Este simplesmente diz, sem segundas intenções, “Como posso te ajudar?”
Deus nos dá visões e chamados na vida. Mas o padrão bíblico do cumprimento de uma visão é: visão – morte de uma visão – renascimento de uma visão. José teve uma visão de estrelas se dobrando ante a ele. Ele passou 13 anos em uma prisão antes que a visão começasse a se cumprir. Moisés teve uma visão de salvar Israel do Egito. Ele passou 40 anos em um deserto antes que se cumprisse. Yeshua disse que o reino de Deus é como uma semente que cai no solo e morre. Depois disso, ela gera muito fruto (Mateus 13, Marcos 4, João 12). Quando uma semente morre, ela é separada do anexo ego (palha). Quando ela volta à vida, ela é pura.
Deus nos chama para liderança. Porém, o estilo bíblico de liderança é liderança por servidão. Não há outro tipo. Lucas 22:26 – “ ...o líder é o servo...” Isso também poderia ser traduzido, “O que lidera deve ser como o que serve.” Liderança é simplesmente servir de uma maneira mais ampla. Relacionando isto a honra, não deveria existir diferença entre pregar a milhares de pessoas e limpar uma privada.
Na maioria das sociedades, aquele que serve não é visto com apreciação. O servo é visto como desonroso. Os valores Bíblicos sobre este assunto são contrários aos do sistema do mundo. Pressão sem igual e opinião popular irá trabalhar contra você. Para andar em servidão, nós temos que ir contra os valores da sociedade ao nosso redor.
Mateus 20:25-26 – Os governadores dos Gentios exercem senhorio sobre eles… Não seja assim entre vós. Quem quer se tornar grande entre vós, que seja ele o vosso servo.
Nós não estamos falando de um “dom” espiritual (Romanos 12:7). Esta é uma graça especial, um carisma, para servir. Nem todos têm este dom. Estamos falando da qualidade de caráter de servir. Isso é requerido de todos. Caráter vem antes de carisma. Frutos são mais importantes do que dons. A qualidade de caráter de servir é a base de todos outros dons e chamados.
Nós servimos pessoas. Contudo, nós não estamos meramente os servindo como seres humanos; nós servimos ao Senhor através delas. Uma esposa se submete ao marido, “como ao Senhor” – (Efésios 5:22). Minha esposa me serve de uma forma muito dedicada. Mas, sei que a prioridade dela é servir Yeshua primeiro. Eu venho em segundo lugar. Nós temos só um Senhor.
Efésios 6:5 – Servos, obedecei a vosso senhor... como ao Messias.
Nosso serviço não depende da reação de outras pessoas. Nós temos somente um desejo: sermos encontrados fiéis aos olhos do Senhor e ouvir Ele dizer, “Muito bem, servo bom e fiel” – Mateus 25:21,23 ; Lucas19:17. 
Vamos resumir estes princípios de servidão:
  1. Servir é ter caráter como de Cristo
  2. Nós não “ministramos,” nós servimos
  3. Nós servimos a visão de outra pessoa
  4. Nós perguntamos, “Como posso te ajudar?”
  5. Visão – Morte da Visão – Renascimento da visão
  6. Toda liderança é liderança por servidão
  7. Caráter vem antes de carisma
Vamos seguir o exemplo de Yeshua (João 13), nos despir de todo orgulho (Filipenses 2) e desenvolver esta qualidade de caráter que é a servidão.

Author

Written by Admin

Aliquam molestie ligula vitae nunc lobortis dictum varius tellus porttitor. Suspendisse vehicula diam a ligula malesuada a pellentesque turpis facilisis. Vestibulum a urna elit. Nulla bibendum dolor suscipit tortor euismod eu laoreet odio facilisis.

0 comentários: