Amor Envolve Dor


Amor é o maior valor do reino (I Corintians 13:13). É a motivação central de todos os mandamentos (Marcos 12:30-31). É o caráter do próprio Deus (I João 4:8). É a motivação por trás da missão de vida de Yeshua (João 3:16). E isso envolve dor.

Amor envolve um relacionamento, que então envolve outro ser humano. Todos nós humanos causamos problemas. Nós pecamos. O pecado machuca outras pessoas. Se nós amamos pessoas, nós temos que lidar com a dor que o pecado causa.

Eu tenho relacionamentos maravilhosos, de amor e fidelidade com pessoas em todas as esferas de minha vida – casamento, família, trabalho, congregação, sócios e amigos. Porém todos eles envolvem dor. Fidelidade e paciência significa suportar a dor dos relacionamentos por um longo período de tempo. A beleza do amor vale muito mais do que a dor envolvida, mas com certeza tem o seu preço. Dor é o preço do amor.

Romanos 15:1 – Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos.
I Corintios 12:26 – Se um membro padece, todos os membros padecem com ele
I Coríntios 13:7 – O amor cobre todas as coisas… a tudo suporta.
Gálatas 6:2 – Suporta as cargas dos outros.
Efésios  4:2 – Suporte um ao outro em amor.

A dor de relacionamentos em amor se apresenta em várias dimensões. Primeiro nós suportamos o peso quando aqueles que estamos em relacionamento com estão fracos. Eles não conseguem fazer tudo que eles deveriam, então nós precisamos “compensar a diferença.” Aqui não há nenhum mal proposital. É mais um peso do que dor.

A segunda dimensão é que sentimos vicariamente a dor dos outros. Yeshua chorava em Seus momentos de oração diários (Hebreus 5:7) ao passo que Ele sentia os sofrimentos dos outros. Paulo (Sh’aul) disse que ele sentia a sofrimento daqueles na congregação debaixo da autoridade dele. Esta dor é a dor espiritual; não é nossa própria dor. É a identidade do amor que envolve compaixão e intercessão.

A terceira dimensão de dor é quando alguém que você ama te machuca. Aqui a dor é mais direta. A profundidade do amor é intimidade. Intimidade depende de abertura. Abertura te faz vulnerável. Isso significa que você pode ser machucado. Quando somos machucados, nós temos a graça de Yeshua para nos ajudar perdoar, olhar por cima, comunicar e receber cura. Porém o processo ainda sim dói.

Yeshua sofreu a dor da crucificação para manter um relacionamento conosco. Nosso pecado e o Seu amor causaram a dor. Infelizmente, nós ainda causamos dor a Ele. Ele nos perdoou na cruz. Ele continua nos perdoando hoje.
Colossenses 3:13-14 – Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
Nós somos chamados a seguir os passos de Yeshua. Nós agimos como Ele na cruz. Como Ele nos perdoou, nós perdoamos outros. Ele pagou o preço para continuar se relacionando conosco. Ele sofreu dor para que pudesse nos amar. Nós sofremos dor para amar outros. Nós andamos em fé no tipo de amor sacrificial que Yeshua teve por nós.

Author

Written by Admin

Aliquam molestie ligula vitae nunc lobortis dictum varius tellus porttitor. Suspendisse vehicula diam a ligula malesuada a pellentesque turpis facilisis. Vestibulum a urna elit. Nulla bibendum dolor suscipit tortor euismod eu laoreet odio facilisis.

0 comentários: